segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Arquitetura do Egito antigo


   
  A arquitetura do Egito Antigo é famosa, por exemplo, você já deve ter ouvido falar das pirâmides do Egito: Uma pirâmide é uma estrutura onde as superfícies exteriores são triangulares e convergem para um ponto. A base de uma pirâmide pode ser trilateral, quadrilateral, ou qualquer outra forma poligonal, ou seja, uma pirâmide tem pelo menos três superfícies triangulares. As pirâmides quadrada, com base quadrada e quatro superfícies exteriores triangulares, é uma versão comum. Há também pirâmides cujas superfícies, ao invés de lisas, são em degraus. Sendo que as mais notórias certamente são as do Egito. 
   A arquitetura mais comum no antigo Egito eram os templos. Eles possuíam uma decoração inspirada na paisagem. Papiros, flores de lótus e palmeiras eram algumas das principais decorações. A entrada dos templos geralmente continham esfinges de ambos os lados e eram sustentados por colunasAs esfinges egípcias também eram uma bela forma arquitetônica. As esfinges mais comuns eram estátuas com corpo de leão e cabeça humana.       
        Os obeliscos também eram outras formas de arquitetura egípcia. Tinham o formato de colunas com lados lisos e em sua ponta seu formato era triangular. Sua principal função era de cunho religioso, servindo para os egípcios homenagearem os Deuses. Existiam ainda outras formas arquitetônicas no antigo Egito. Como entradas de templos que eram uma verdadeira obra de arte, ou salas que eram sustentadas por diversas colunas, conhecida popularmente como hipostila.
 
 
 

3 comentários: